top of page

Rui Entrevista Andreia Duarte - Concorrente Começar do Zero

  • Foto do escritor: DONC
    DONC
  • 8 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura


E foi neste sábado que o De Olho na Casa esteve à conversa com Andreia Duarte, a jovem mãe de 22 anos. que mostra que com força de vontade tudo é possível.

De Olho na Casa - Primeiramente, porque é que te decidiste inscrever neste desafio?

Andreia Duarte - Bom, o primeiro motivo que me levou a ter inscrito neste desafio foi o facto do Renato me ter falado desta experiência social, e me ter desafiado para tal.

De Olho na Casa - Então e porque é que achas que o Renato te escolheu para entrares com ele nesta aventura juntos?

Andreia Duarte - Acho que foi por eu ser tão aventureira e gostar de desafios como ele, que ele achou que seria a pessoa indicada para este desafio. E eu claro, por achar o mesmo dele, aceitei.

De Olho na Casa - Antes de tudo começar, foi tudo numa onda mais de aventureira ou achavas que esta experiência iria realmente mudar alguma coisa na tua vida?

Andreia Duarte - Acho que foi um pouco dos dois. Gosto de desafios, gosto de aventuras e acho que estamos sempre a aprender com isso. Mas também, depois de perceber o conteúdo e o contexto do programa, achei que seria algo interessante para mim. Sou uma pessoa que, verdade seja dita, sou muito agarrada às minhas coisinhas. Na altura, achava que talvez isso fosse um exagero. Hoje em dia, quem não é agarrado às coisas? Aos seus bens materiais?

Quem é que de uma forma ou de outra não é consumista em alguma coisa?

Todos nós somos. Na verdade, sou agarrada às coisas porque em tempos não tinha o que hoje tenho e, talvez por causa disso, como ao longo dos tempos fui achando que poderia ter as coisas agora me tenha acabado por reconfortar um pouco em relação aos tempos passados. É óbvio que tenho ainda muitas coisas, um completo exagero, e isso eu percebi quando comecei a experiência. Não estava à espera de ter assim tanta coisa como foi visto.

Eu nem sequer sabia quantos produtos de beleza tinha na minha casa de banho, não sabia a quantidade de roupa, de sapatos, etc. Para não falar também de enlatados, cereais e coisas que temos na dispensa, que acaba a validade e nem nos apercebemos disso e que, naquele momento, não têm muita importância, e depois vemos muita gente a passar fome, vemos guerras e desastres que vão acontecendo em alguns países.

Sem dúvidas que o programa me ajudou a melhorar em muitas coisas.

De Olho na Casa - Em relação ao apego das coisas como já referiste, durante a experiência vimos uma Andreia um pouco transtornada por não ter maquilhagem para trabalhar até que realmente decidiste ir buscá-la ao contentor. Este ato foi logo criticado pela opinião pública porque todos acharam a tua escolha como a escolha de um bem não necessário.

Na tua opinião, porque é que te julgaram assim sem um motivo forte?

Andreia Duarte - Por norma eu não julgo as pessoas sem as conhecer e acho que ninguém o devia fazer, pelo menos quando não sabem o motivo das suas escolhas.

O facto de ter ido buscar a maquilhagem no segundo dia, para poder assim ir trabalhar foi um motivo de polémica para muitas pessoas. Várias vezes me pronunciei em relação ao assunto, mas cheguei a um ponto que não me sinto na obrigação de me justificar mais perante pessoas que nem sequer viveram a experiência e nem sabem como é vive-la.

Existe pessoas que respeitaram e entenderam e outras que nem por isso. Eu não acho que tenha sido uma má escolha o kit básico de maquilhagem (sim básico, porque não tinha quase nada como se conseguiu perceber pelas minhas reações durante o episódio)... não seria um objeto propriamente necessário se eu não tivesse de ir trabalhar e achasse que a minha imagem não seria a melhor.

De Olho na Casa - A Andreia de hoje teria agido da mesma forma e feito a mesma escolha?

Andreia Duarte - A escolha da maquilhagem tem a ver também com a minha baixa autoestima. Não me maquilho diariamente, mas nós mulheres sabemos que um toque de uma base e um batom já faz muita diferença. Essa escolha ajudou-me mais a manter confiante a nível de imagem durante o resto da experiência.

Acho que ninguém deve julgar a escolha de qualquer um dos concorrentes que viveram esta experiência pois não sabem como seria se estivessem no nosso lugar.

Cada concorrente tem as suas prioridades porque, se assim não fosse, não faria sentido haver mais que um concorrente correto?!

Possivelmente a Andreia de hoje não teria feito a mesma escolha porque, ao longo da experiência, fui ganhando mais confiança pois havia coisas muito mais complicadas no nosso dia a dia e acabei por nem sempre me lembrar da maquilhagem como outras coisas.

De Olho na Casa - No fim desta experiência e após tudo o que passou, qual a mensagem que podes deixar às pessoas que julgaram o formato mesmo antes deste começar?

Andreia Duarte - Como eu tenho referido, não vou julgar ninguém sobre o que pensam acerca do programa. Todos nós temos opiniões diferentes, todos pensamos e agimos de formas diferentes. A única coisa que tenho a dizer é que assistam ao programa todos os Domingos à noite e, no fim, quando o programa acabar, que venham falar comigo de novo ou com qualquer um de nós que participou nesta experiência.

 
 
 

Comentários


bottom of page