top of page

Dia mundial contra a homofobia | Como Portugal quebrou o preconceito contra a comunidade LGBT

Também conhecido como o “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”, hoje é o dia de conscientizar a sociedade sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.


A homofobia consiste no ódio e repulsão por casais do mesmo sexo ou contra pessoa que tenham decidido mudar de sexo.


Ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, reflete-se em atos desumanos de violência extrema contra esses indivíduos.


O Dia Internacional Contra a Homofobia é comemorado a 17 de maio em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.


Depois do primeiro casal gay ter surgido em 2012 na novela da SIC, “Dancin' Days”, com uma paixão proibida entre dois personagens vividos por Vítor Norte e Paulo Pinto, as presenças homossexuais nos ecrãs ganharam força e uma presença assídua nas produções portuguesas, surgindo cada vez mais despidas de preconceitos.


Percorra agora a nossa galeria e relembre alguns casais de ficção LGBT que mudaram a televisão portuguesa:



Seja na televisão, no digital ou na rádio, é cada vez mais comum ver profissionais a assumirem publicamente e sem medos a sua orientação sexual.


Percorra a nossa segunda galeria e conheça alguns famosos assumidos homossexuais:



Em 2018, o reality show “Secret Story 7” fez história ao meter na casa pela primeira vez um casal gay. Com o segredo de que eram um casal, Tiago Rufino e Luan Tiófilo conseguiram levar o segredo até à última semana e Tiago saiu como vencedor desta edição do reality show.



Commentaires


bottom of page