top of page

Falem-me de... Televisão | A falta de conteúdo na TV portuguesa

Boa tarde a todos. O meu nome é Miguel Ângelo e este é o Falem-me Da...



O tema que tenho para hoje é a TV Portuguesa. Mas antes de mais, e como já viram pela foto acima temos um comentário EXCLUSIVO da tão querida, a quem o DONC agradece a amabilidade, Laura Braz para ler mais à frente nesta publicação sobre este tema que não deixa ninguém indiferente.



A televisão em Portugal. Ora sobre isso tenho tanto mas tanto para falar… mas podem dar graças a deus que isto ainda não é os Lusíadas e portanto vou resumir.

Ou tentar.


Se pensarmos bem e observarmos melhor a pergunta certa seria qual é o atual estado da TV nacional e eu podia bem responder que com o aparecimento dos canais do cabo gerou-se uma crise na televisão portuguesa mas, e embora isso até seja verdade, é uma história do passado. Há mais de 15 anos que o cabo não é o problema. Agora apontamos para o streaming como problema mas a verdade é que tudo tem o seu espaço ainda para mais enquanto o streaming não substitui, ainda, uma canal generalista.


Acho que é certo, e posso dizer, que atualmente o problema das televisões e das suas direções é mesmo a pandemia. A pandemia condiciona muito. Isso e a lei do menor esforço.



A TVI foi líder mais de 15 anos e a certa altura encostou-se ao sucesso e deixou de ter brio.



O mesmo parece estar a começar a acontecer à SIC, agora que é líder faz e pode fazer uma sitcom, um programa diário + o que quiser no mesmo estúdio que vão liderar.


A RTP1 é a RTP1. Enquanto algo não mudar para aquelas bandas e continuarem a fazer séries que ou são uma grande treta e não lembram nem ao menino jesus ou fazem séries boas como a nova fornada de episódios do Conta-me e depois não há a mínima vontade de fazer as pessoas saber da existência destes.



Antes de avançarmos e ainda sobre a RTP, SIC e TVI pensemos: qual é o público-alvo do streaming? 18-40 anos? Ora! O que haviam eles de ver na TVI, por exemplo? Um Cristina Convida que apesar de muito bom estúdio está literalmente a ser um talk-show depois de mais de 7 horas de talk-show? Ou vão ver na SIC um Linha Aberta depois de almoço para conhecerem os crimes mais importantes do dia?


Falar ainda na enorme não-programação de produtos ideais para os mais novos…



Agora quero aproveitar para agradecer uma vez mais à nossa convidada de hoje, Laura Braz que nos deu um comentário EXCLUSIVO onde lhe pedimos para nos dizer o que sente sobre a TV em apenas 3 frases. Ora vejamos:


“Dizer em 3 frases o que é a tv? É complicado. Muito haveria a dizer. Tentarei ser sucinta. Tv é um meio de comunicação espetacular. Possibilita-nos outros olhares sobre a sociedade e sobre tudo que a rodeia. Traz novas aprendizagens, cultiva, informa e entretém nos dias mais cinzentos de cada um de nós. Saibamos, no entanto, no meio de toda esta panóplia de coisas boas , discernir o que é mau e em excesso! Sou muito seletiva nos meus programas de tv. Mas em dias de maior relax, em que me apetece repousar e deixar me ir pela alegria dos meus dias, vejo programas de entretenimento. Entres eles, atualmente, destaca-se o ATN. Aqui há um misto de prazer enorme - o de visualizar no pequeno ecrã o que já foi vivido intensamente fora dele e em moldes gigantescos. Essa experiência foi, simplesmente , arrepiante. O cansaço nunca venceu a minha alegria de vivenciar cada minuto passado nesse fabuloso programa. O crescendo das emoções passou por todos, desde jurados aos concorrentes. Eu senti tudo de forma excecional! Senti que a idade não me impediu de vibrar por cada atuação naquela enorme sala de espetáculos! Valeu a pena! Aqui a tv teve um papel fulcral, o de passar todas essas vivencias para milhares de lares, que aguardam todos os domingos o seu momento de entretenimento agradável! Foi uma experiência única! Fui feliz!”


Na próxima semana começamos a celebrar a televisão portuguesa. Existem imensas perguntas a serem feitas e tantas dúvidas que têm que ser esclarecidas... Mas nas próximas 3 semanas tudo ficará dito, tudo ficará falado.



Comments


bottom of page