Falem-me sobre... LGBTQ - Todos diferentes, mas todos iguais.
- Miguel Ângelo
- 17 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Hoje assinalamos o dia internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.
O meu nome é Miguel Ângelo e este é o especial...

Habitualmente podem ler-me às sextas mas hoje… e a convite de alguém que é demasiado chato, estou aqui a representar o DONC num dia que mais que nunca tem que ser marcado.
O “Falem-me” de hoje fala sobre a LGBTQ+ e quero num breve texto mostrar personagens e pessoas da televisão portuguesa que fizeram mudar, ainda que pouco, o preconceito.

O ano era 2014, estreava O Beijo do Escorpião na TVI, Pedro Carvalho e Duarte Gomes fizeram durante meses as delícias daqueles que precisavam de uma pequena força para dizerem “estamos aqui”.
Na minha opinião, foi com o surgimento destes personagens que pouco-a-pouco deixou de haver o estigma que existia até então. Salientar ainda, que na altura fora gravada uma ou outra cena que não chegou a passar na televisão. O mesmo com uma outra novela e personagens da SIC, uns anos depois.

Foi em fevereiro de 2018 que com a estreia de Secret Story 7 também na TVI e com a apresentação de Manuel Luís Goucha que surgem Tiago e Luan, eram casados e os seus segredos (em conjunto) eram exatamente essa situação conjugal. Desde então várias personagens e até concorrentes de variados programas surgem na TV portuguesa e são cada vez mais apoiados pelos fãs.

Porquê Manuel Luís Goucha? Caso não reconheçam o nome (ou seja vivem numa caverna há imensos anos) deixo uma fotografia do apresentador, também ele TVI…

É ele mesmo. O senhor televisão. Apesar de achar que os “impulsionadores”, salvo seja, sejam mais recentes é inegável que foi com Manuel Luís Goucha que o público português mudou a sua mentalidade. Foi normal o apresentador ser casado. Foi normal ele viver junto. Foi normal ele apresentar o marido. Porque é normal. Tem que ser normal. Temos que normalizar o que é diferente.

Até sexta-feira!
Comments