Filomena Cautela pondera saída da RTP e futuro passa pela SIC ou TVI “Tenho muita vontade”
- Diogo Miguel
- 22 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Filomena Cautela apresentou à comunicação social o seu novo programa na RTP1, chamado “Programa Cautelar” que tem estreia marcada para dia 29 de maio, depois do “Telejornal”.
“Se o José Fragoso (diretor de programas da estação) e a RTP me perguntaram, ‘o que é tu gostavas de fazer?’, e se me foi feita esta pergunta, e se trabalho num serviço público de televisão, temos de ter outro tipo de obrigaçãoes e eu tinha de dizer: ‘vamos fazer uma coisa diferente'”, revela Filomena, assumindo estar orgulhosa deste projeto.
“Sei que este programa, em qualquer outro canal, a não ser que se tivesse provado antes que podia ter grandes audiências, não se faria. E é por essas e por outras que é tão importante termos um serviço público de televisão”, afirma.
“É o primeiro programa da minha vida que estou a fazer e que as audiências não são, nem podem ser, a nossa preocupação. Acreditamos que mesmo os assuntos mais complexos têm de ser percebidos por toda a gente. Esse é o mote”, conta ainda à imprensa.
Em “Programa Cautelar”, temas atuais como racismo, homofobia, perigo do online ou da polémica guerra de audiências. Porém, este formato não é um formato de causas. “Queremos falar de fenómenos que acontecem, que são reais, que são factuais. Queremos fazer uma pesquisa enorme sobre o assunto, de várias áreas, de várias ideologias e descobrir o que são factos. E dentro disso, aí é que está a dificuldade. É, não só mostrar a verdade toda, mas ao mesmo tempo fazer com que o conhecimento deixe de ser só para as elites. Esta é a permissa deste programa; que o conhecimento profundo deve ser explicado, falado, debatido, de uma forma simples, para todos”, explica a apresentadora da estação pública.
No meio da conversa, surgiu ainda uma confissão que poderá levar a uma transferência do rosto mais poderoso da RTP para um dos canais privados: “A seguir a este programa, tenho a certeza que vou fazer teatro… Acho mesmo que depois disto vou voltar, a nível profissional, a ser atriz... Tenho muita vontade de voltar a ser só atriz. Tenho muitas saudades”, assume.
Deixando no ar uma avental saída para a TVI ou para a SIC, Filomena Cautela apenas avisa “Essas coisas não se respondem”, conta.


Comentários