Gossip da Semana : Contratação de Cláudio Ramos, o golpe de mestre
- DONC
- 14 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2021
As transferências televisivas fazem parte do mercado nacional e o objetivo é: GANHAR AUDIÊNCIAS! Claramente que os canais generalistas "disputam-se" diariamente para ganhar esta batalha. Na corrida entra também a RTP, canal público, que não se manifesta muito nestas transferências.
Neste sentido, ...
22 de agosto de 2018 será lembrado para sempre como o dia de uma das maiores revoluções na televisão Portuguesa! Este dia ficará marcado pela transferência milionária de Cristina Ferreira para a SIC.
Cristina Ferreira iniciou a sua carreira na TVI e permaneceu por lá 16 anos. Foi no "Você na TV!", ao lado de Manuel Luís Goucha, que ganhou notariedade. Após a saída de Júlia Pinheiro em 2011, a TVI ofereceu-lhe mais oportunidades na apresentação de novos conteúdos. Apresentou ao lado de Manuel Luís Goucha o formato "Uma Canção Para Ti" e "A Tua Cara Não Me É Estranha". A solo apresentou "Dança com as Estrelas" e antes da transferência para a SIC apresentou ao lado de Pedro Teixeira o formato "Apanhe se Puderes" que conseguiu liderar em combate direto com o "Preço Certo" da RTP.
Após alguns meses de muita espectativa, a SIC estreou a 7 de Janeiro de 2019 "O Programa da Cristina" que é lider incontestavelmente do Day time nacional. O fato é que o mercado foi revolucionado e a TVI é quem ficou a perder no meio desta "jogada de mestre" de Daniel Oliveira.
A TVI para recuperar as audiências perdidas, dispensou Bruno Santos, acusado por não reagir à saída de Cristina, e contratou Filipa Garnel para Diretora de Programas. Sob a sua alçada a TVI estreou "Ver Pra Crer", "Mental Samurai", "Sábados na TVI" e a novela "Na Corda Bamba", esta última preparada na era de Bruno Santos. Estas apostas não surtiram grandes efeitos em termos de audiências. Na rentrée do ano transacto a TVI estreou "Pesadelo na Cozinha" que por si só foi dos únicos programas que liderou no horário de exibição.
Com o iniciar do ano, Filipa Garnel foi afastada pela administração da TVI e para ocupar o seu lugar contrataram Nuno Santos, que até então pertencia à Direção-geral do Canal 11.
Nuno Santos é sábio no que diz respeito aos canais generalistas. Em 2008 exerceu funções de director de Programas na SIC, SIC Internacional, SIC Radical e SIC Mulher. Nuno Santos, apesar de não conseguir derrubar a TVI, foi pioneiro em trazer formatos novos para a SIC como é o caso de "Peso Pesado" e "Portugal tem Talento", agora emitido na RTP como "Got Talent Portugal".
Nuno Santos tem pela frente um grande desafio: "derrubar" o canal generalista que bem conhece - a SIC. E não menos importante é perspectivar a tática de Daniel Oliveira, considerado por muitos como o seu discípulo.
Apesar de exercer funções à relativamente pouco tempo, já assegurou a transmissão do Euro 2020 e a contratação de Cláudio Ramos para assegurar a apresentação do "Big Brother 2020" que promete revolucionar novamente a Televisão em Portugal.
No entanto, a TVI perdeu dos seu quadros o humorista Ricardo Araújo Pereira e a atriz Alexandra Lencastre. Quando se pensava que a BOMBA do mês era a transferência de Alexandra Lencastre, eis que surge a transferência de Cláudio Ramos para a TVI! Foi o assunto mais comentado desta semana. E porquê? Porque Cláudio Ramos, comentador há mais de 16 anos na SIC, só teve maior protagonismo com a estreia d' "O Programa da Cristina". Foi seu "vizinho" até ao dia da grande revelação. Nos corredores da SIC a notícia cai que nem uma bomba! Mas de quem é a culpa? Segundo a imprensa o culpado é Daniel Oliveira! É o único responsável por não ter contratado Cláudio Ramos. Segundo Maya, antiga colaboradora da SIC, Cláudio Ramos não tinha contrato com a SIC e recebia o seu ordenado através das produtoras dos programas onde marcava presença. Ou seja, um trabalho precário.
E como ficou a Cristina Ferreira? Acredito que tenha aceitado bem, apesar da preplexidade com que recebeu a notícia. A imprensa dá conta de algumas broncas, mas sinceramente não acredito que tal tenha acontecido. Aliás, ela própria foi protagonista de uma das maiores transferências do panorama televisivo.
Para terminar a crónica sobre as transferências, acredito que a SIC em breve terá alguns problemas com as suas "Divas". A entrada de Alexandra Lencastre irá tirar protagonismo a Cláudia Vieira, Sara Matos, Diana Chaves, entre outras que ambicionavam crescer num futuro próximo!
Comments