top of page

Gossip da Semana: Pandemia Televisiva

  • Foto do escritor: DONC
    DONC
  • 22 de mar. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 15 de ago. de 2021

"Pandemia"...


Podia ser o título de um filme? Podia, mas não é! Podia ser o nome de um jogo de computador? Podia, mas não é! Podia ser o nome de um programa televisivo? Podia, mas não é! Então o que é? É, sem dúvida, um assunto bem real e assustador que está a afetar o mundo e a sua população! Já conta, infelizmente, com 9.054 óbitos declarados, sendo a China, a Itália e a Espanha os países com mais incidência.


Esta pandemia, na altura ainda em fase de epidemia, foi relatada à OMS a 31 de dezembro. A Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, na província de Hubei (China), reportou 27 casos de uma pneumonia de causa desconhecida. Todos os casos estavam ligados a um mercado de alimentos e animais vivos (peixe, mariscos e aves) em Wuhan. Portugal registou o seu primeiro caso no dia 2 de Março e atualmente já contabiliza cerca de 1020 casos positivos, 6 óbitos e 5 casos recuperados. Números que começam a assustar a nossa população!


A pandemia fez com que as pessoas e o mundo televisivo desse uma reviravolta!


Se na semana passada fazíamos a nossa vida normal, embora com algumas preocupações, hoje o cenário é completamente diferente! Muitas pessoas estão em casa de quarentena, outras em teletrabalho e muitas a prestar serviços na sua entidade patronal. Para todos o "De Olho na Casa" deseja a maior sorte e profissionalismo para enfrentar esta "LUTA". As ruas estão "despidas" e os cafés, cabeleireiros e serviços de atendimento não urgentes estão de portas fechadas. Parece que estamos isolados e que tudo nos falta. Estamos, temporariamente, condicionados ao Estado de Emergência que foi ativado pelo Presidente da República e aprovado pelo Parlamento na passada quarta-feira. Importa referir que as medidas serão aplicadas da noite de sábado para domingo.


Mas o que isto tem a haver com a televisão? Tem tudo! O consumo televisivo vai ter um impacto maior nos próximos dias. Temos mais pessoas em casa e a Televisão será um instrumento valioso. Tanto vai informar bem como entreter os telespectadores.


Mas esta "pandemia" teve efeitos colaterais nos canais generalistas, dos quais passo a explicar:


Para os lados de Queluz de Baixo e por forma a controlar a propagação do COVID-19, a TVI interrompeu as gravações das novelas "Quer o Destino" e "Amar Demais". O "Você na TV!" foi substituído por um especial referente à pandemia, tendo já regressado ao ar e em Direto. Para o efeito, a estação optou pela redução da equipa de trabalho e as intervenções dos convidados têm sido realizadas via Skype / WhatsApp. Já o programa de Fátima Lopes sofreu algumas alterações e neste momento é apresentado por Leonor Poeiras. As galas em direto do programa "Dança com as Estrelas" foram canceladas e a tão aguardada estreia do "BB 2020" foi adiada, após decisão de Nuno Santos e da sua equipa. Por forma a combater esta lacuna, a TVI decidiu fazer a antestreia de "Quer o Destino" já no próximo Domingo.

O "Somos Portugal", programa de grande audiência nas tardes de domingo, também foi suspenso.


Já em Paços de Arcos, a SIC fez algumas modificações. As novelas em gravações, à semelhança das da concorrência, foram suspensas. Além disso, foram suspensas as transmissões em direto de "O Programa da Cristina", do "Júlia" e de "Olhó Baião". No entanto, a Cristina Ferreira já informou que regressa na próxima segunda-feira, em Direto, mas nas mesmas condições do "Você na TV!". A SIC optou está semana por passar alguns momentos do matutino, sendo que a Cristina Ferreira fez a apresentação dos conteúdos a partir de sua casa.


Já a RTP, estação pública, suspendeu a transmissão em Direto do programa "Got Talent Portugal" e ficou a saber que o Festival da Canção 2020 foi cancelado pela organização, sendo que a próxima edição só se realiza em 2021. Até ao momento, são desconhecidas quais serão as medidas da RTP uma vez que já existia uma representante eleita para a edição deste ano. O matutino da RTP, à semelhança do da TVI, manteve-se em Direto com Sónia Araújo e Jorge Gabriel.


Com a aplicação destas medidas, as estações televisivas fizeram algumas alterações à sua programação e têm dado primazia ao COVID-19 nos seus noticiários e especiais. Se a SIC limita-se a informar, a TVI exagera e leva o seu público a exaustão. Ainda na passada quarta-feira o "Jornal das 8" teve a duração de quase 3 horas, para não falar do "consultório" que antecedeu ao bloco informativo e que conta com a apresentação de Lurdes Baeta.


Se nas redes sociais os encerramentos dos blocos noticiários da SIC têm sido virais, a TVI prima pela "atrapalhação" de José Alberto Carvalho que tem demonstrado algum cansaço!


Por consequência a SIC tem conseguido resultados inéditos com a fragilização dos blocos informativos da TVI. O Jornal da Noite atingiu recentemente o pico de 2 milhões de telespectadores.


Mas na generalidade a SIC e a TVI têm perdido alguma audiência. A RTP tem mantido e a cabo tem alcançado ótimos resultados.




A TVI (re)estreou na passada terça-feira a novela "Maria Madalena", de origem mexicana, que tem sido um fiasco. A mesma foi retirada da programação no dia de hoje! Os canais CMTV e SIC Notícias ultrapassaram, de forma inédita, o episódio de quarta-feira.


A RTP durante a semana anunciou o regresso de "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" que conta com a apresentação de Filomena Cautela. Deste modo, a RTP segura um dos principais rostos da estação pública. Filomena Cautela foi recentemente entrevistada por Daniel Oliveira, na SIC, e por Manuel Luís Goucha e Maria Sequeira Gomes, na TVI. É conhecido o desejo de ambas as estações querem a Filomena, mas ela não dá sinais de querer concretizar uma mudança. Aliás, a última "escapadela" que fez da RTP foi para fazer parte do elenco da novela "Santa Bárbara" que foi transmitida na TVI em 2015.


No passado dia 11 de março, foi noticiado que a Cofina desistiu da compra da TVI após falhar o aumento de capital. Quem saiu apressadamente da TVI foi a comentadora Constança Cunha e Sá. Ela justificou a sua saída por "dignidade, saúde mental e higiene". Quem seria, neste momento, uma boa aposta para a TVI era a Manuela Moura Guedes que está livre. Ambas eram amigas, mas parece que a coisa azedou. Se Constança Cunha e Sá publicou que "a TVI devia pagar à Manuela Moura Guedes a avença que a SIC lhe paga para ela continuar na SIC... a dizer coisas sem tino", a conhecida "Generala" respondeu: "Passou de conservadora de direita a revolucionária de extrema-esquerda. Mas já eram duas da manhã quando ela escreveu e é preciso perceber aquilo no contexto dos hábitos da Contança.". Ups!


O ponto positivo desta semana vai para os 18 anos de carreira de António Barreira. António fez questão de recordar a sua carreira na rede social Facebook. O autor iniciou-se nas novelas em 2002, fazendo a sua primeira colaboração na novela "Saber Amar". Posteriormente fez colaboração nas novelas "O Teu Olhar", "Queridas Feras", "Mistura Fina", "Mundo Meu", "Dei-te Quase Tudo", "Doce Fugitiva" e "Flor do Mar". Foi também colaborador informal da novela "Tu e Eu". Na sua carreira fez coordenação de adaptação de guião para a série "Os Serranos" e fez coordenação de guião da série de Verão dos "Morangos Com Açúcar", quando a mesma já dava sinais de desgaste. Teve ainda uma colaboração especial na sequela da novela "Jardins Proibidos" e fez co-autoria da novela "O Beijo do Escorpião", quando ambas perdiam para as novelas da SIC.


Da sua autoria, apresentou ao público as novelas "Fascínios", "Meu Amor", "Remédio Santo", "Destinos Cruzados", "A Impostora" e "Alguém Perdeu". Ao longo destes 18 anos conseguiu arrecadar o primeiro Emmy para Portugal e criou a personagem Liliane Marise e as suas "Pancadinhas de Amor". Também foi autor de um dos maiores mistérios da televisão portuguesa: "Quem é a Morte?".


Atualmente, não se sabe se tem projetos futuros. No entanto, fica o registo que a última novela que escreveu foi "Alguém Perdeu" para a CMTV.

Comments


bottom of page