top of page

Guerra das audiências gera investigação por suspeitas de fraude

Esta quarta-feira, dia 23 de junho, o jornal ‘Tal & Qual’ instalou o caos no meio televisivo ao notíciae que as audiências da SIC estão a ser investigadas sobre alegadas fraudes das audiências envolvendo o canal do grupo Imprensa e a GfK, empresa que mede as audiências para a CAEM.


Mal a notícia foi tornada pública, a SIC reagiu em comunicado, referindo ser “absolutamente falsa, de má-fé e lesiva” e garantindo também que irá processar o jornal em causa e a TVI: “Reservam-se no direito de recorrer aos meios legais ao seu dispor para defender a sua reputação“.



Assim que a SIC fez fortes acusações à rival de Queluz de Baixo, a TVI respondeu em comunicado e reforçou que a notícia veiculada pelo ‘Tal & Qual’ foi confirmada oficialmente “pela Agência Lusa junto da Procuradoria Geral da República“.


A notícia… diz respeito à abertura de um processo de investigação sobre suspeitas de uma eventual adulteração de audiências televisivas por parte da empresa GFK em favor do canal televisivo SIC“, é possível ler-se no comunicado, no qual a TVI exclarece a sua posição.


A TVI limitou-se a noticiar uma investigação da PGR, confirmada oficialmente, como tantas vezes acontece em relação aos mais variados temas e assuntos. É completamente falsa e sem sentido a acusação feita pelo Grupo Impresa e SIC de que existiu má fé por parte da TVI. A TVI não quer contribuir para transformar este tema numa fonte de atrito entre canais televisivos, criando um ruído artificial para desviar as atenções do que é realmente importante“, lê-se no comunicado, ao qual ainda é possível ler:


O que está em causa é o apuramento da verdade e a assunção de eventuais responsabilidades, caso essas existam, manifestando o Grupo Media Capital e a TVI total disponibilidade para colaborar com as autoridades numa investigação séria, rigorosa e serena“.



Commentaires


bottom of page