top of page

Honório provoca o fim da relação de Maria Rita com David

Maria Rita e Honório vai descobrir que foi Henrique, com a ajuda de David, quem mandou fechar a queijaria para a fazer a filha a mudar-se para Aveiro por precisar dela. Honório diz de imediato à neta que tem de afastar-se do noivo.


Na manhã seguinte, Maria Rita percebe que o avô já saiu de casa para confrontar David com a descoberta. Entretanto, David pede a Afonso para não falar muito com o juiz para não arranjar mais problemas, arrancando irritado no carro com a despreocupação do pai. Não percebendo que Honório esta na parte de trás, o advogado acaba por bater no avô de Maria Rita. O pastor cai inanimado no chão e uma ambulância leva o homem com urgência.


No hospital, Teodora olha desconfiada para David. “Foi um acidente, D. Teodora. Foi um acidente…” , assegura David. “O David ia tirar o carro e não viu que o Sr. Honório vinha na direção dele”, afirma Afonso. Maria Rita chega com Marlene e pergunta: “Como está o meu avô?” Afonso responde: “Ele está em observação, ainda não disseram nada. Em princípio…”. A filha de Henrique não diz nada e segue para o interior, deixando David arrasado: “Desculpa…”.


Passado algum tempo, Henrique diz a David e Afonso que a condição de Honório está estável, tendo ele partido uma perna. David sente-se aliviado mas sente que Maria Rita está estranha consigo.


Já acordado, Honório insiste que David e Henrique foram responsáveis pelo fecho da queijaria para os manipularem, chegando ao ponto de mentir e dizer já ter falado com o advogado sobre o assunto. O pastor acusa David de o tentar matar e a pastora sai arrasada do hospital.


Ao ir atrás da amada, David leva Maria Rita a atingir o seu limite: “Tu atropelaste o meu avô! Atropelaste-o para o calares! Quando percebeste que te tinham descoberto a careca, atiraste-lhe com o carro para cima. Ele contou-me, David! Contou-me tudo!


O futuro noivo fica em choque, assegurando que ele mentiu, mas a pastora insiste: “Não quero ouvir nem mais uma palavra que sai dessa tua boca de mentiroso. Eu pedi-te! Pedi-te para não me magoares e tu prometeste. Acabou! Sai daqui!”. Ela desaba a chorar, desiludida.


David confronta Honório por ter mentido a Maria Rita e este avisa querer ver a neta longe de vez de todos os problemas que as pessoas de Aveiro lhe trouxeram. David sai do quarto do hospital e deixa a promessa de não desistir de Maria Rita.



Comentários


bottom of page