top of page

Polémica! Munique responde à UEFA e à Hungria com a iluminação de edifícios com cores LGBT

A UEFA rejeitou o uso de iluminação arco-íris no estádio de Munique devido a uma lei húngara que proíbe a divulgação de conteúdos sobre orientação sexual a menores de 18 anos.


Em resposta, município de Munique anunciou esta terça-feira que vai decorar vários edifícios de cidade com as cores do arco-íris, numa clara mensagem à Hungria contra a discriminação das minorias sexuais.


"Em Munique, não permitiremos que nos impeçam de enviar um sinal claro à Hungria e ao mundo", anunciou o autarca de Munique, Dieter Reiter, criticando fortemente a decisão da UEFA de proibir que o estádio Allianz Arena fosse iluminado com as cores que representam a comunidade LGBT no jogo entre Alemanha e Hungria, que acontece esta quarta-feira, a contar para a última jornada da fase de grupos do Euro 2020.


Dieter Reiter considerou "vergonhoso" que a UEFA tenha proibido a cidade de "enviar um sinal de cosmopolitismo, tolerância, respeito e solidariedade para com as pessoas da comunidade LGBT".


Também o Bayern de Munique, proprietário do estádio, afirmou que teria ficado "bastante satisfeito" se a UEFA tivesse permitido a iluminação do recinto, tal como solicitado pelo município bávaro, em sinal de protesto contra a homofobia e a favor da diversidade.


"Teríamos ficado muito felizes em ter o nosso estádio iluminado com as cores do arco-íris. A tolerância e a diversidade são valores defendidos pela nossa sociedade e pelo nosso clube", afirmou o presidente do Bayern de Munique, Herber Hainer, em comunicado.


ree

Comentários


bottom of page