top of page

Tony Carreira: as tragédias e a dor que marcaram a vida do cantor

Tony Carreira, de 58 anos, é dos artistas portugueses mais acarinhados pelo público, ma sisso não evitou que a vida do cantor tenha ficado marcado por muitas tragédias. No passado dia 23 de junho, Tony sofreu um enfarte do miocárdio e continua internado no Hospital de Faro, sob observação.


Nascido numa família humilde de Pampilhosa da Serra, Tony não teve uma infância fácil já que os pais emigraram para França, deixando-o em Portugal ao cuidado dos avós muito novo. O cantor apenas voltou a ver os pais aos 11 anos em França.


Ter sido criado pelo avós fez com que o cantor sofresse muito com a morte do avô materno que foi para si como um pai. “O meu querido avô António morreu quando eu tinha 5 anos. Jamais o esqueci e não deixa de ser estranho como me ficou tão presente, como sinto saudades dele”, confessou no seu livro ‘O Homem que Sou’.


Já em França, Tony foi alvo de piadas por não saber falar a língua francesa, mas mesmo perante todas as adversidades lutou pelos seus sonhos de poder vir a ser um grande cantor. ‘Irmãos 5’ foi o nome da sua primeira banda, que atuava em bailaricos, e que o artista conciliava com o trabalho numa fábrica.


Em 2001 o cantor estava em digressão quando o camião onde seguiam alguns elementos da sua equipa sofreu um trágico acidente e no qual provocou a morte de dois dos seus amigos. Esta foi a primeira tragédia da vida do cantor relacionada com acidentes de viação.


Em 2008, o artista enfrentou acusações de plágio relacionadas com muitos dos seus grandes êxitos. O Ministério Público abriu uma investigação, mas o cantor não foi julgado por ter ter chegado acordo com a juíza do Tribunal de Instrução Criminal, doando 20 mil euros para apoiar vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra.


Na vida pessoal, anunciou em 2013 a separação da mulher Fernanda Antunes, mãe dos seus três filhos: Mickael, David e Sara. A morte da filha Sara em dezembro de 2020, originou uma reaproximação entre o casal que se mostra agora mais unido do que nunca. “Quando a minha filha partiu, morri por dentro”, confidenciou Tony Carreira numa entrevista a Manuel Luís Goucha.


Após um luto duro, Tony preparava-se para voltar finalmente aos palcos quando a vida voltou a trocar-lhe as voltas no dia 23 de junho, ao sofrer um enfarte do miocárdio que levou ao seu internamento no Hospital de Faro.


ree

Comentários


bottom of page